Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Centenas de manifestantes que saíram da favela da Rocinha, atravessaram o bairro do São Conrado e percorreram a Avenida Niemeyer, se juntaram a um outro grupo grande de manifestantes que os aguardavam no Morro do Vidigal, onde os moradores acenavam com panos brancos. Juntos eles vão em direção ao bairro do Leblon, onde mora o governador do Rio, Sérgio Cabral.
Os manifestantes se reuniram na subida principal do Morro do Vidigal e cantaram o Hino Nacional juntos. A cena seria impensável há pouco tempo, pois as duas comunidades eram dominadas por facções criminosas diferentes. A favela da Rocinha e o Morro do Vidigal foram pacificadas por unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
Muitas crianças, estudantes do ensino fundamental, participam do protesto. Um grande aparato de segurança acompanha a manifestação, mas até o momento não precisou intervir, pois o protesto tem sido pacífico.
Os pedidos dos manifestantes são bem diversificados, principalmente envolvendo temas de saude, educação e infraestrutura.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil