Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo federal poderá destinar recursos do Tesouro Nacional para a compra de terras e para a indenização de agricultores em Mato Grosso do Sul, na tentativa de resolver os conflitos entre produtores e indígenas na região. O anúncio foi feito hoje (20) pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, em reunião em Campo Grande (MS).
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria-Geral, Carvalho disse que a presidenta Dilma Rousseff autorizou o uso dos recursos. Também será feito um levantamento das terras da União e do governo do estado que podem ser destinadas a produtores rurais no processo de demarcação de terras indígenas.
Um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Justiça, da Fundação Nacional do Índio, da Advocacia-Geral da União, dos ministérios públicos Estadual e Federal e por líderes indígenas e produtores rurais vai analisar a viabilidade jurídica da destinação das terras. O grupo vai elaborar um cronograma de resolução dos problemas na região, com prioridade para a Fazenda Buriti, em Sidrolândia, onde o índio terena Oziel Gabriel foi morto no dia 30 de maio.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Juiz determina reintegração de posse em fazenda ocupada por índios em Aquidauana
Governo e indígenas de Mato Grosso do Sul têm reunião em clima conciliatório
Patrulha da Força Nacional vigia acesso a fazendas e aldeias em Sidrolândia
Força Nacional ainda não começou a atuar em Sidrolândia
Funai lamenta morte de índio e confirma que não foi avisada de operação policial