Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Autoridades e voluntários da região de Oklahoma City, no Sul dos Estados Unidos, unem-se em busca da recuperação das áreas afetadas pela passagem de um tornado, há três dias, e na ajuda às vítimas. Pelos dados oficiais, foram 24 pessoas mortas, incluindo dez crianças, e 324 feridos. Cerca de 33 mil pessoas foram afetadas. O tornado foi um dos mais violentos, registrando velocidade até 320 quilômetros por hora.
Até o fim da noite de ontem (22), a busca por sobreviventes ainda ocorria nos locais próximos a Oklahoma City. Os moradores foram autorizados a regressar às áreas, que anteriormente estavam fora dos limites. Mais de 12 mil casas, a maioria na cidade de Moore, foram danificadas ou destruídas.
Os moradores retornaram às antigas casas em busca de objetos pessoais e para fazer a limpeza. Segundo as autoridades locais, mais de 200 pessoas, entre funcionários públicos e voluntários, limpam as estradas e tentam retomar a ordem nas regiões atingidas. Lentamente, o fornecimento de energia e da comunicação telefônica está sendo restaurada.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que no domingo (26) estará na região para conversar com os sobreviventes e verificar as áreas atingidas pelo tornado. Líderes mundiais enviaram mensagens de solidariedade ao governo e à população norte-americanos. O papa Francisco rezou pelas vítimas.
*Com informações da emissora estatal de televisão do Japão, NHK
Edição: Graça Adjuto