Chuvas deixam dois rios em estágio de alerta máximo na Baixada Fluminense e na região serrana

17/05/2013 - 17h46

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A frente fria que chegou ontem (16) ao estado do Rio, trazendo chuva, provocou a elevação de diversos rios. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) classificou 23 rios no estágio de atenção, um no de alerta e dois no de alerta máximo. Os dois casos mais preocupantes são na Baixada Fluminense, Rio Capivari, em Belford Roxo e Duque de Caxias, e o Rio Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana.

Em Teresópolis, o Rio Paquequer entrou no estágio de alerta, o que obrigou o acionamento da Defesa Civil do município. Segundo nota divulgada na página da prefeitura na internet, não houve registro de ocorrências durante a madrugada, nem na manhã de hoje (17).

O maior volume de chuva nas últimas 24 horas foi registrado na comunidade da Coreia, com 85,8 milímetros, e no Vale da Revolta, com 83,2 milímetros de precipitação. A Defesa Civil do município está acompanhando a previsão do tempo em sua sala de monitoramento e deslocou equipes para percorrerem os locais que registraram os maiores volumes de chuva, para avaliação preventiva e orientação aos moradores.

Na cidade do Rio, os bairros mais atingidos pela chuva nas últimas 24 horas, segundo o boletim do Alerta Rio (www.sistema-alerta-rio.com.br) do meio da tarde, foram o Alto da Boa Vista, Rocinha e Tijuca.

Cada milímetro de chuva significa um litro por metro quadrado. Ou seja, dizer que choveu 85 milímetros nas últimas 24 horas é o equivalente a 85 litros de água por metro quadrado.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil