Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os partidos de oposição ao governo e contrários à aprovação da Medida Provisória (MP) 595, conhecida como MP dos Portos, apresentaram, há pouco, à Mesa da Câmara, mais cinco emendas aglutinativas que visam a alterar o texto da MP. Quatro delas já foram aceitas pela presidência da Casa e a quinta está sendo analisada para saber se obedece às normas do Regimento Interno da Câmara.
Com essas emendas, agora são 16 votações previstas, sendo 12 de destaques e quatro de emendas aglutinativas. Na primeira sessão de hoje, em mais de quatro horas, os deputados só conseguiram votar dois destaques apresentados à MP, ou seja, foram duas horas para a votação de cada destaque. Ontem (14) e madrugada de hoje (15), os deputados conseguiram aprovar o texto básico e algumas emendas e destaques em quase 20 horas de sessões plenárias.
As emendas aglutinativas são instrumentos usados pelos deputados contrários à matéria para retardar a conclusão da votação da MP dos Portos, que estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações de instalações portuárias, públicas ou privadas. Os governistas tentam um acordo para permitir a conclusão da votação da medida provisória, que precisa ainda ser votada até amanhã (16) pelo Senado.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), tem apelado aos deputados para que acelere as votações dos dispositivos que visam a modificar a MP. Ele tem usado como argumento que é preciso concluir logo a apreciação da matéria para votar ainda hoje o projeto de lei complementar que define as regras para a criação de novos municípios.
Estão presentes nas galerias do plenário, dezenas de manifestantes favoráveis à aprovação do projeto sobre criação de municípios.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Câmara ainda tem que apreciar 12 destaques à MP dos Portos
Entenda o que prevê o texto da MP dos Portos
MP dos Portos ainda esbarra em dificuldades para ter votação concluída
Câmara reinicia votação da MP dos Portos
Câmara retoma sessão para votar MP dos Portos
Renan Calheiros admite que MP dos Portos pode perder validade
Renan Calheiros cancela sessão para leitura da MP dos Portos
Câmara convoca sessão extraordinária para concluir votação da MP dos Portos