Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo do Irã apresentou hoje (10) um novo modelo de veículo aéreo não tripulado de uso militar. As autoridades iranianas garantem que o veículo, que tem as cores da bandeira do país (branco, vermelho e verde), pode fazer trabalhos de reconhecimento e de ataque. A apresentação ocorre no momento em que o Irã é alvo de suspeitas da comunidade internacional, que levanta desconfianças sobre a produção de armas nucleares. Autoridades iranianas negam.
O ministro da Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, disse que o veículo, chamado Hemaseh (Epopeia), foi construído por especialistas iranianos e poderá fazer trabalhos de vigilância e reconhecimento de ataques com mísseis e foguetes. O primeiro veículo aéreo não tripulado do Irã foi divulgado em 2010. As autoridades disseram que mais 20 modelos idênticos serão apresentados.
O Exército do país disse ainda que capturou vários veículos norte-americanos que são semelhantes aos iranianos. Segundo os militares, os veículos dos Estados Unidos sobrevoavam o espaço aéreo e águas territoriais do Irã. Em dezembro de 2012, a Força Naval da Guarda Revolucionária do Irã revelou imagens de um ScanEagle, veículo não tripulado de observação norte-americano.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade