Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Autoridades da Coreia do Sul acusam o governo da Coreia do Norte de preparar um quarto teste nuclear. O ministro da Unificação da Coreia do Sul, Ryoo Kihl-jae, disse a deputados que há ''sinais'' de crescentes atividades perto da região onde se situa a principal área de testes nucleares do país vizinho.
As acusações ocorrem em meio ao aumento das ameaças por parte da Coreia do Norte, nas últimas semanas, em relação aos Estados Unidos e à Coreia do Sul. A Organização das Nações Unidas (ONU) impôs sanções ao governo norte-coreano após a realização do terceiro teste nuclear, em fevereiro.
A Coreia do Norte respondeu com ameaças de usar armas nucleares contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, depois de os norte-americanos enviarem aviões e navios de guerra em direção ao território sul-coreano.
Há pouco mais de uma semana, as autoridades sul-coreanas estão atentas aos movimentos na plataforma de Punggye-ri, no Nordeste da Coreia do Norte, região na qual são feitos os testes nucleares, depois de observar um movimento incomum de veículos e pessoas. Os testes nucleares da Coreia do Norte ocorreram em 2006, 2009 e 2013.
*Com informações da BBC Brasil e da da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Graça Adjuto