Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo dos Estados Unidos enviou o navio destruidor USS Fitzgerald para a Costa Sudoeste da Coreia do Sul. A ideia é usar o navio na defesa do território sul-coreano em meio às ameaças de ataques com mísseis por parte da Coreia do Norte. O navio foi enviado durante as manobras militares anuais conduzidas pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul. Em ocasiões anteriores, o navio retornaria para o porto de origem no Japão.
A iniciativa norte-americana ocorreu após o Parlamento da Coreia do Norte ter aprovado a expansão do programa nuclear do país. A tensão na Península Coreana foi reforçada pelo teste nuclear feito pelas autoridades norte-coreanas, em fevereiro. A ação provocou sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).
As manobras militares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e as sanções das Nações Unidas têm levado o governo da Coreia do Norte a lançar uma onda de ameaças, incluindo informações sobre a possibilidade de guerra nuclear e ataques com mísseis.
* Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Lílian Beraldo
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil