Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Gol Linhas Aéreas terá cinco dias a partir de hoje (2) para prestar informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a falha em seu sistema de check in ocorrida durante a madrugada.
Segundo avaliação preliminar da agência, o problema provocou longas filas de passageiros e atrasos em 20 dos 46 voos programados da companhia, dos quais 19 partiam do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim e um do Aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro. Três voos foram cancelados, sendo dois no Galeão e um no Santos Dumont. A Anac notificou a empresa aérea e pediu explicações.
Em nota, a Gol atribuiu a falha a um problema operacional que levou o check in a ser feito manualmente no início da manhã. A empresa informou que, devido às obras no Setor A do Terminal 1 do Galeão, todo o atendimento passou a ser feito, desde o dia 25 de março até a madrugada de hoje, no Setor B do aeroporto.
“O servidor que alimenta os sistemas de check in da companhia permaneceu no local de origem até a madrugada desta terça-feira, quando foi programada a transferência para uma nova sala próxima ao novo setor de atendimento. A data de transferência do servidor deu-se nesta madrugada justamente para que não houvesse qualquer problema ao longo do último feriado”, relata a empresa na nota.
De acordo com a Gol, a transferência do equipamento para a nova sala ocorreu entre a 1h50 e as 2h40 de hoje. Entretanto, a partir desse horário até as 3h45, foram registrados problemas na conexão das ligações. Segundo a companhia, a responsabilidade pelas redes de dados e de voz é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Registre-se que as redes de dados e de voz são fornecidas pela administração do aeroporto, ou seja, a Infraero.”
Como o problema persistiu, a Gol decidiu retornar o equipamento com os servidores para a sala anterior. Segundo a empresa, ali os pontos de rede fornecidos pela administradora do aeroporto ficaram inoperantes até as 6h50m. A Gol disse que os plantonistas da Infraero não conseguiram solucionar o problema e, às 7h, o equipamento voltou para a nova sala. A empresa informou na nota que somente nesse momento a Infraero identificou que os pontos de rede estavam configurados de forma incorreta. A operação só foi normalizada às 8h15.
“Em consequência de tais problemas – que não são de responsabilidade da Gol – o check in foi feito, até o restabelecimento do sistema, de forma manual, houve atrasos em alguns voos e impactos na operação daquele aeroporto até o presente momento”. Segundo a companhia, não houve falhas no Santos Dumont.
A Anac vai incorporar as informações fornecidas pela Gol ao processo de auditoria operacional em curso no órgão desde outubro do ano passado, devido a problemas similares observados em algumas companhias do setor. A agência recomendou à Gol que aperfeiçoe a solução de backup do sistema de check in para o atendimento aos passageiros, sob pena de sofrer restrições nas suas operações.
A Anac sugere aos passageiros que se sentirem prejudicados por eventuais falhas que procurem as respectivas companhias para reclamar seus direitos como consumidores. Caso não sejam oferecidas soluções, os passageiros podem encaminhar reclamação à Anac, pelo telefone 0800 725 4445 (ligação gratuita), em funcionamento 24 horas, e também à Justiça e aos órgãos de defesa do consumidor. Segundo a Anac, a falta de assistência a passageiros que venham a sofrer com atrasos e cancelamentos de voos pode gerar multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil.
A Agência Brasil procurou a assessoria de imprensa da Infraero no Rio para comentar a nota da Gol, mas ainda não teve resposta.
Edição: Juliana Andrade
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