Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá – O Instituto Nobel divulgou os pré-candidatos ao Prêmio Nobel da Paz deste ano. Os nomes dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e de Myanmar, Thein Sein, além do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, aparecem na lista.
Ao todo são 259 candidatos, entre eles 209 indivíduos e 50 organizações estão entre os pr-e-selecionados. O nome do escolhido será conhecido em outubro, na Noruega. A adolescente paquistanesa Malala e a Organização Russa de Defesa de Direitos Humanos Memorial também estão entre os pré-candidatos ao Nobel da Paz.
De acordo com o Instituto Nobel o número de candidatos selecionados é a maior de todos os tempos. O recorde anterior ocorreu em 2011, com 241 candidaturas. O comitê do prêmio mantém a lista em segredo, mas os patrocinadores podem anunciar publicamente os seus candidatos.
Com a lista completa, o comitê inicia os debates para definir os nomes dos candidatos que têm a maior probabilidade de receber o prêmio. No ano passado, a União Europeia foi a vencedora do Nobel da Paz, "por seu aporte à promoção da paz, da democracia e dos direitos humanos no continente".
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil