Manuela Castro
Enviada Especial
Criciúma (SC) – Na primeira entrevista coletiva após vencer o pleito deste domingo (3), o prefeito eleito do município catarinense de Criciúma, Márcio Burigo (PP), disse que vai priorizar ações para melhorar o setor de saúde. “[Essa área] é problemática em todas as partes do país e isso não poderia ser diferente em Criciúma”, disse sem citar medidas concretas que pretende adotar.
Burigo foi o vice-prefeito na gestão anterior, de Clésio Salvaro (PSDB). Segundo o prefeito eleito, o trabalho à frente do Executivo local será marcado pela continuidade. “A população reconheceu o nosso governo, e isso se refletiu no resultado das urnas”, disse ao destacar que a gestão passada foi conduzida “a quatro mãos”. “O governo anterior foi um grande governo. Vou me esforçar para ser igual a Clésio Salvaro ou melhor do que ele”, acrescentou.
Márcio Burigo venceu as eleições deste domingo com 72,27% dos votos válidos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em segundo lugar, ficou Ronaldo José Benedet (PMDB), com 11,89%.
A Justiça Eleitoral convocou novo pleito em Criciúma porque, em novembro do ano passado, o TSE cassou a candidatura de Clésio Salvaro, que concorreu à reeleição. Ele obteve mais de 76% dos votos no primeiro turno, em outubro de 2012, mas não pôde assumir porque foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O TSE decidiu que Salvaro está inelegível até 2016 porque foi condenado, em 2008, por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação.
Além de Criciúma, oito cidades brasileiras tiveram eleições neste domingo: Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Sidrolândia (MS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Tangará (SC) e Bonito (MS).
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Eleições encerradas com tranquilidade em nove cidades brasileiras
Cidades de Santa Catarina têm eleições tranquilas com o reforço da Polícia Militar
Eleições ocorrem com tranquilidade em nove cidades do país
Eleitores de Criciúma vão às urnas escolher prefeito
Eleição para prefeito em Criciúma não desperta interesse dos eleitores