Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Com o recorde internacional de oito navios atracados ao mesmo tempo no domingo (10) e um total de 12 navios entre os dias 9 e 12 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebeu, no período do carnaval, 70 mil turistas que chegaram em transatlânticos. A estimativa é que eles tenham deixado US$ 21 milhões na cidade. Só no domingo, foram 40 mil pessoas, segundo as informações do Píer Mauá.
Hoje (14), não há mais nenhum transatlântico atracado no Rio de Janeiro, mas a temporada de cruzeiros só termina em abril. Durante todo o mês de fevereiro, serão mais de 175 mil turistas. Em março, a previsão é que o Rio receba 110 mil turistas pelo Píer Mauá e, em abril, três navios devem trazer 13 mil turistas, até o fim da temporada, no dia 15.
A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) estima que quase um milhão de turistas passaram o carnaval na cidade este ano, introduzindo mais de US$ 665 milhões na economia, de acordo com projeção divulgada segunda-feira (11).
Os aeroportos Santos Dumont e Antonio Carlos Jobim ainda não fecharam o número de desembarques na cidade no período do carnaval. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) deve divulgar amanhã (15) o número de pessoas que se hospedaram na cidade esta semana. A expectativa era que a taxa de ocupação dos hotéis chegasse a 98%.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil