Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Escola de Samba Império da Tijuca foi a campeã da Série A – antigo Grupo de Acesso - do carnaval carioca de 2013 e conquistou o direito de retornar, no ano que vem, ao Grupo Especial, onde esteve pela última vez em 1996.
Sétima escola a desfilar na noite de sábado (9) no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a Império da Tijuca apresentou o enredo Negra, Pérola Mulher, do carnavalesco Junior Pernambucano, que homenageia mulheres negras em vários momentos da história.
A segunda colocada foi a Unidos do Viradouro, de Niterói, e em terceiro ficou a Império Serrano, tradicional escola do bairro de Madureira, na zona norte do Rio. Além delas, outras escolas que estiveram no Grupo Especial desfilaram na Série A, formada por 19 agremiações filiadas à Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj).
Do quarto ao décimo ficaram, por ordem de classificação, Estácio de Sá, Acadêmicos da Rocinha, Caprichosos de Pilares, Unidos de Padre Miguel, Renascer de Jacarepaguá, Unidos do Porto da Pedra e Acadêmicos de Santa Cruz. As três últimas colocadas – Sereno de Campo Grande (17º), Unidos do Jacarezinho (18º) e Unidos da Vila Santa Tereza (19º) serão rebaixada no carnaval de 2014 para o Grupo B.
A vencedora da Série A não participará no próximo sábado (16) do Desfile das Campeãs, restrito às seis primeiras classificadas nos desfiles do Grupo Especial. No carnaval de 2014, a Império da Tijuca será a terceira agremiação desse bairro da zona norte carioca a participar do Grupo Especial, juntamente com a Acadêmicos do Salgueiro e com a Unidos da Tijuca.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.
Campeã, Vila Isabel comemora terceiro título no Grupo Especial do Rio
Vila Isabel ganha o carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro
Público aclama Vila Isabel no segundo dia de desfile das escolas do Grupo Especial do Rio
Reedição de enredos marca desfile das escolas mirins no Rio
Desfile na Sapucaí produziu mais lixo que carnaval de rua no Rio