Da BBC Brasil
Brasília - Em sua primeira aparição pública após anunciar sua renúncia, o papa Bento XVI falou a milhares de peregrinos em uma audiência geral no Vaticano nesta quarta-feira (13) e enviou uma mensagem ao Brasil. Em português, Bento XVI incentivou os jovens a terem participação mais ativa na comunidade e na Igreja.
A mensagem foi enviada no momento em que o Brasil lança a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema Fraternidade e Juventude e o lema "Eis-Me Aqui, Envia-Me!". O Brasil será sede em julho da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre no Rio.
"Convido os jovens brasileiros a buscarem sempre mais, no Evangelho de Jesus, o sentido da vida, a certeza de que é por meio da amizade com Cristo que experimentamos o que é belo e nos redime", disse o papa. Na audiência geral, Bento XVI também leu uma mensagem aos fiéis de língua portuguesa, na qual falou sobre a Quaresma e citou os peregrinos de Porto Alegre e Curitiba.
"Possa cada um de vós viver estes 40 dias [da Quaresma] como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar! As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias", disse o papa, em português. Pouco depois, o papa iniciou a celebração da Santa Missa, com o rito da imposição das cinzas, que abre o período de Quaresma.
Bento XVI anunciou na segunda-feira (11) que irá deixar o posto em 28 de fevereiro. Aos 85 anos, ele é o primeiro papa a renunciar em 700 anos.
De origem humilde, Ratzinger tornou-se professor universitário e doutor em teologia
Escolha do novo papa deve começar entre 15 e 20 de março
Arcebispos e bispos da América Latina e dos Estados Unidos elogiam decisão do papa
Papa está bem e muito sereno, diz porta-voz do Vaticano
Vaticano revela que papa vive há anos com marca-passo
Cardeais europeus divulgam mensagem de agradecimento ao papa Bento XVI
Dirigente da Igreja Ortodoxa Russa espera que novo papa continue luta por valores tradicionais
Católicos de Brasília se dizem surpresos com renúncia do papa
Na história da Igreja Católica, Bento XVI é o quarto papa a renunciar
Cinco cardeais brasileiros devem participar de eleição do próximo papa