TCU cria secretarias especiais para aprofundar fiscalização

22/01/2013 - 13h51

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, apresentou nesta terça-feira (22) mudanças destinadas a melhorar o acompanhamento de obras públicas e a avaliação de projetos. Foram criadas secretarias, com coordenadorias técnicas especiais para cada setor de atividade, como infraestrutura, educação, saúde e previdência.

Augusto Nardes recebeu a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o ministro da secretaria de Portos, Leônidas Cristino. Para o presidente do TCU, a presença da ministra demonstra que o governo "quer se prevenir de problemas como a ocorrência de fraudes".

Segundo Augusto Nardes, em fevereiro haverá reunião envolvendo a área de aeroportos. "É importante haver diálogo entre o governo e o tribunal para evitar atrasos no cronograma de obras", explicou.

O ministro Leônidas Cristino destacou que "o governo tem interesse em acelerar as concessões e os arrendamentos previstos na área dos portos" e espera contar com "o aval do TCU para que os cronogramas sejam cumpridos".

Ele falou sobre os planos da secretaria e explicou que busca dar maior velocidade nos empreendimentos. Para Cristino, só dessa forma os portos poderão alcançar maior eficácia com menor custo, permitindo que os produtos brasileiros sejam mais competitivos no mercado internacional.

 

Edição Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.