Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A partir de agora, o pagamento de penhor pode ser feito de forma parcelada na Caixa Econômica Federal. De acordo com a superintendente nacional de Pessoa Física e Renda Básica do banco, Kátia Maria Loureiro Torres, a nova modalidade permite ao cliente parcelar a quitação do empréstimo e fazer um melhor planejamento financeiro. O resgate do bem penhorado também pode ser feito em pagamento único.
A nova modalidade permite o pagamento em parcelas fixas de no mínimo R$ 50 e amortização em até 60 meses. A taxa de juros na modalidade tradicional (com resgate feito em um único pagamento), de 1,50% ao mês, passa para 1,70% no penhor parcelado.
O prazo dos contratos de empréstimo continua com validade de seis meses, renováveis a qualquer tempo, nas duas modalidades. Para fazer o penhor, o cliente deve apresentar os bens aceitos em garantia – metais nobres, diamantes, joias, canetas, relógios e pratarias – em qualquer uma das 479 agências da Caixa que operam com o sistema.
O penhor, segundo Kátia Torres, terminou novembro com mais de R$ 8 bilhões em aplicações, valor 26% maior que o registrado no mesmo período de 2011. O aumento é atribuído em parte à redução das taxas de juros, principalmente de abril deste ano para cá.
Edição: Fábio Massalli