Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O arquiteto e urbanista carioca Oscar Niemeyer será homenageado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), em solenidade no próximo dia 19, na capital federal. O evento vai comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15 de dezembro, quando Niemeyer completaria 105 anos.
De acordo com o presidente do CAU-BR, Haroldo Pinheiro, o gênio brasileiro foi fundamental para a fundação, há um ano, do conselho e recebeu da entidade o registro profissional de número 1.
“A criação do CAU é fruto de uma luta de décadas que teve no Oscar [Niemeyer] a liderança maior. Todos os abaixo-assinados que organizamos em favor da criação de um conselho próprio tiveram a assinatura dele na primeira linha”, lembrou, acrescentando que Niemeyer cedeu os direitos de imagem para a campanha de divulgação da carteira de identidade profissional do conselho, que será lançada na próxima semana.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, que regulamenta o exercício da profissão no país. A fundação ocorreu um ano depois, em 15 de dezembro de 2011. A função do conselho é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em território nacional. Até então, os arquitetos brasileiros eram representados pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e pelos conselhos estaduais.
Para dimensionar a categoria no país, o CAU-BR está finalizando o cadastro de todos os arquitetos e urbanistas. A entidade estima que somem aproximadamente 100 mil profissionais.
Edição: Carolina Pimentel