Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O corpo do ex-deputado federal Sérgio Miranda (PDT) está sendo velado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Miranda morreu hoje (26), aos 65 anos, em Brasília, vítima de câncer no pâncreas. O corpo do ex-deputado será sepultado amanhã (27) no Cemitério Campo da Esperança em Brasília.
Sérgio Miranda foi deputado federal por quatro legislaturas, de 1993 a 2006. Militante comunista por 43 anos, o ex-deputado foi filiado ao PCdoB pelo mesmo tempo. Em 2006 deixou o PCdoB e filiou-se ao PDT. Miranda nasceu em Belém (PA) e foi expulso do curso de matemática da Universidade do Ceará em 1969 pelo regime militar por sua militância política.
Na Câmara dos Deputados, Sérgio Miranda destacou-se nas áreas orçamentárias, previdenciária, trabalhista e de direitos sociais, além de integrar comissões parlamentares de inquérito e grupos parlamentares de investigações.
Em nota, o PDT lamentou a morte do ex-deputado e disse que ele "teve a ética e o idealismo como marca de sua atuação política". O partido também lembrou que Miranda foi indicado como um dos deputados mais influentes da Câmara pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Edição: Fábio Massalli