Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff telefonou hoje (9) no começo da tarde para o presidente colombiano Juan Manuel Santos, submetido a uma cirurgia na última semana para retirada de um tumor na próstata.
Dilma desejou pronta recuperação para o colombiano após a cirurgia e disse que a melhora dele é fundamental para a retomada das negociações de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs).
Na conversa, que durou cerca de dez minutos, a presidenta disse que o Brasil está à disposição da Colômbia para ajudar no que for necessário para o processo de paz, segundo informações da Secretaria de Imprensa da Presidência da República. O processo de paz foi anunciado no começo de setembro e as negociações estão sendo mediadas pelas autoridades da Noruega, Venezuela, de Cuba e do Chile.
Santos disse que está esperançoso e otimista e que o Brasil é um ator regional importante nesse processo, porque tem muita credibilidade na América Latina.
Vários líderes latino-americanos se submeteram a tratamentos de combate ao câncer recentemente. A presidenta Dilma Rousseff venceu um linfoma, assim como o ex-presidente do Paraguai, Fernando Lugo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, concluiu neste ano o tratamento de combate a um tumor na região pélvica e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentou um câncer de laringe.
Edição: Fábio Massalli