Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O filme que marcou a estreia do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, realizado em 1926, ainda na época do cinema mudo, é um dos destaques da programação de hoje (4) do Festival do Rio 2012. Parte integrante da mostra Foco Reino Unido, que apresenta clássicos e filmes recentes do cinema britânico, The Pleasure Garden será exibido às 20h, na Praia de Copacabana, zona sul do Rio.
A exibição marca a volta de uma atração que fazia parte da programação dos primeiros anos do festival: o cinema na praia, em sessões gratuitas e ao ar livre.
Recentemente restaurado pelo British Film Institute (BFI), o filme de 75 minutos de duração terá sua trilha sonora original, composta por David Cohen, executada na praia pela Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) Jovem, sob a regência do maestro inglês Christopher Austin.
O British Council é o patrocinador e curador da mostra, que amanhã (5), também às 20h, apresenta nas areias de Copacabana um outro clássico do cinema britânico: o primeiro filme da série James Bond, Dr. No, produzido em 1962, há exatos 50 anos.
Fora da praia, o público do Festival do Rio pode assistir, em diversas salas de exibição da cidade, outros 16 filmes da mostra Foco Reino Unido, entre dramas, comédias, documentários e animação. São todos filmes produzidos nos últimos três anos, entre eles cinco que têm como tema a cidade de Londres.
Edição: Davi Oliveira
Mostra Imagens de Portugal é uma das atrações do Festival do Rio 2012
Cinema popular é inaugurado durante Festival do Rio
Evento paralelo ao Festival do Rio promove encontro de negócios da indústria do audiovisual
Gonzaga - de Pai para Filho emociona o público em noite de abertura do Festival do Rio
Festival do Rio exibirá 400 filmes em 15 dias
Renda do cinema até final de agosto superou 2011, mas público teve ligeira queda