Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A intenção do consumidor paulistano de comprar bens duráveis no final deste ano diminuiu, segundo pesquisa divulgada hoje (3) pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.
De acordo com a pesquisa, o índice de consumidores que pretende comprar bens duráveis nos últimos três meses do ano é 56%, o que representa queda de 22 pontos percentuais na comparação com o mesmo período do ano passado.
No quarto trimestre, a renda familiar fica comprometida, principalmente, com educação (22,65%), alimentação (20,9%) e crediários (18,9%).
Nas categorias de produtos, vestuário e calçados são os mais citados entre a intenção de compra do paulistano (26,6%), seguidos por viagens e turismo (12,4%), informática (10,8%), móveis (9,45%) e eletroeletrônicos (8,6%).
Na comparação com o terceiro trimestre, foi registrada leve alta de 2,2 pontos percentuais na intenção de compra, passando de 53,8% para 56%. Segundo a pesquisa, a alta se deve por causa de datas comemorativas no último trimestre do ano, como o Dia da Criança e o Natal.
A pesquisa também apontou queda na quantidade de paulistanos dispostos a comprar pela internet, que passou de 86,7%, no terceiro trimestre, para 85,8%, nos últimos três meses do ano. Em relação ao ano passado, a queda foi 0,5 ponto percentual. A pesquisa ouviu 500 consumidores da cidade de São Paulo.
Edição: Carolina Pimentel