Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A senadora Marta Suplicy (PT-SP) viu hoje (12) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Cultura ser aprovada no Senado um dia antes de ela assumir o Ministério da Cultura. A PEC estabelece os princípios do Sistema Nacional de Cultura e a aplicação de mais recursos públicos, de forma progressiva, para o desenvolvimento do setor. Com 54 votos favoráveis em segundo turno, a matéria foi aprovada pela totalidade dos senadores presentes e segue para promulgação da presidenta Dilma Rousseff.
A PEC da Cultura tem como finalidade o aperfeiçoamento e a colaboração entre os entes federados (União, estados e municípios) na gestão de políticas públicas para o setor. Ela pretende, ainda, universalizar o acesso aos bens e serviços culturais, a democratização das decisões e a descentralização da gestão da cultura no país.
Para garantir a votação ainda hoje, os senadores quebraram os interstícios para fazer cinco sessões de discussão, votação em primeiro turno, mais três sessões de discussão e votação em segundo turno na mesma noite.
Ao fim da votação, a futura ministra agradeceu aos colegas pela prioridade na votação da PEC que será instrumento importante para a gestão dela no Ministério da Cultura. Marta assume amanhã no lugar de Ana de Hollanda.
Edição: Fábio Massalli
Senador Aníbal Diniz assume 1ª vice-presidência do Senado no lugar de Marta Suplicy
Para presidente de associação de produtores teatrais do Rio, MinC terá mais importância com Marta
Marta diz que convite para assumir Ministério da Cultura foi “honroso” e “surpreendente”
Senadora Marta Suplicy será ministra pela segunda vez
Marta Suplicy vai substituir Ana de Hollanda no Ministério da Cultura