Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A tempestade tropical Isaac deixou no Haiti um saldo de 19 pessoas mortas e seis desaparecidas. O país foi atingido, no dia 25, pela tempestade, que destruiu 335 casas e provocou prejuízos em mais 2.346. Aproximadamente 15 mil pessoas foram retiradas de casa como medida de precaução.
A previsão é que a Isaac avance em direção ao Golfo do México. A tempestade já atingiu a Florida e ameaça Luisiana, nos Estados Unidos. O estado é considerado zona sensível e ainda vive sob efeito do Furacão Katrina, em 29 de agosto de 2005, o mais mortífero e dispendioso da história dos Estados Unidos. Pelo menos 1,8 mil pessoas morreram na ocasião.
A diretora da Proteção Civil do Haiti, Alta Jean-Baptiste, disse que há dificuldade em levantar os números precisos de vítimas da Isaac pela ausência de tecnologia e equipamentos no país.
A passagem da tempestade tropical pelo Haiti gerou temores, pois há dois anos, em janeiro de 2010, o país foi atingido por um terremoto que deixou mais de 250 mil mortos. Até hoje as autoridades lidam com os efeitos do tremor, pois ainda há 40 mil pessoas vivendo de forma provisória na região.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Graça Adjuto