Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A primeira operação de financiamento, por meio do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), lançado pelo governo federal em junho deste ano, foi aprovada hoje (16) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos, no valor de R$ 512,5 milhões, serão emprestados ao governo de Santa Catarina para realização do plano de investimentos 2012/2015, batizado Programa Caminhos do Desenvolvimento e que será utilizado em projetos de desenvolvimento de logística, infraestrutura e segurança pública.
O Proinveste objetiva aumentar a capacidade de investimentos dos estados em projetos de infraestrutura. O programa tem dotação de R$ 20 bilhões e prazo de vigência até o final de janeiro de 2013. O pagamento poderá ser feito em 20 anos, com um ano de carência.
De acordo com informação da assessoria de imprensa do BNDES, podem ser financiados projetos constantes de planos plurianuais e da lei orçamentária anual dos estados, incluindo a compra de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país. A participação do BNDES poderá atingir até 100% dos itens financiáveis.
Edição: Fábio Massalli