Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A prefeitura de Búzios, na Região dos Lagos, devolveu hoje (10) ao mar 28 pinguins da espécie Magalhães, provenientes da Patagônia, na Argentina. A Operação Pinguim, como foi denominada, envolveu dois caminhões, uma lancha, além de três técnicos do meio ambiente e uma bióloga. Os pinguins foram soltos perto das ilhas Âncora e Gravatás.
“A expectativa é que os animais sejam levados por correntes em direção ao sul, que são frequentes, a partir de setembro”, disse a secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad.
Os pinguins estavam sendo tratados há 45 dias pelo Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (Iebma), na Praia das Caravelas, onde chegaram muito debilitados e foram recolhidos por moradores e pessoas ligadas à Secretaria de Meio Ambiente e Pesca do município.
Os pinguins – em sua maioria jovens – começaram a aparecer em Búzios mortos ou doentes desde o final de junho deste ano. A maioria sofria de hipotermia. Segundo o técnico Daniel Lopes, “era necessário banhá-los com água quente e depois aquecê-los com ajuda de um secador de cabelos, para, 24 horas depois, passar a alimentá-los”, disse. Ainda existem oito pinguins sendo tratados no instituto.
Edição: Aécio Amado