Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – No primeiro semestre deste ano, o Porto de Santos movimentou 47,04 milhões de toneladas de carga, recorde histórico, segundo a assessoria de imprensa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). O número foi 3,1% superior ao foi registrado entre janeiro e junho do ano passado.
Nesse período, 31,5 milhões de toneladas foram destinadas à exportação, valor 7,9% superior ao que ocorreu no primeiro semestre de 2011. O restante, cerca de 15,5 milhões de toneladas, foi movimentado na importação, que apresentou uma redução de 5,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A soja em grãos foi a carga mais movimentada no Porto de Santos, com 9,97 milhões de toneladas, seguida pelo açúcar, com 5,16 milhões de toneladas.
Na operação de contêineres, o Porto de Santos apresentou crescimento de 8,1%, movimentando 1,5 milhão de toneladas nos primeiros seis meses do ano. Segundo a Codesp, esse crescimento é importante porque os contêineres, muito usados para acondicionar cargas de maior valor agregado, como café, carne bovina e peças de carro, têm grande influência na contribuição do porto para a balança comercial brasileira.
Entre janeiro e junho, as cargas movimentadas em Santos totalizaram US$ 57 bilhões em valor comercial, somando-se importações e exportações. Com isso, cresceu a contribuição do Porto de Santos para o comércio exterior brasileiro, passando de 24,1% no primeiro semestre do ano passado para 25,1% este ano.
Edição: Fábio Massalli
Movimento de cargas no Porto de Santos cresce 5,7% em cinco meses
Decisão judicial põe fim à greve no Porto de Santos
Porto de Santos deve dobrar capacidade de operação até 2014, diz diretor
Greve no Porto de Santos afeta pelo menos 15 navios
Programa quer desburocratizar procedimentos no Porto de Santos