Da Agência Brasil
Brasília – Nesta segunda-feira (30), o Brasil começou cedo pela disputa das medalhas. Às 5h25 a judoca Rafaela Silva entrou no tatame para lutar contra a húngara Hedvig Karaka na categoria até 57kg, e vencia a luta porém, devido a um golpe ilegal, a brasileira foi desclassificada dos Jogos Olímpicos. Também no judô, Bruno Mendonça perdeu a luta após duas punições por falta de combatividade e foi eliminado na categoria até 73kg.
Na natação, Kaio Márcio de Almeida e Leonardo de Deus participaram dos 200 metros borboleta e foram eliminados da prova. Kaio foi o 17º, com tempo de 1 minuto 56 segundos e 99 centésimos e Léo de Deus, ficou em 21°, com 1 minuto 58 segundos e 03 centésimos. Já, Joanna Maranhão, se classificou para as semifinais dos 200 metros medley, porém chegou em último e ficou fora das finais.
No vôlei de praia, as duplas femininas e masculinas se saíram bem. Ambos ganharam por 2 sets a 0. Ricardo Santos e Pedro Cunha ganharam dos britânicos Garcia-Thompson e Grotowski e as Juliana Silva e Larissa Franca derrotaram as alemãs Holtwick e Semmler.
Nas quadras, o vôlei feminino do Brasil perdeu das americanas por 3 sets a 1. Com a vitória da estreia e a derrota desta segunda-feira, o Brasil soma dois pontos e ocupa a quarta posição do Grupo B. O próximo jogo será na quinta (2), contra a Coreia do Sul.
No boxe, o Brasil terminou o dia com bom resultado. O peso-mosca Julião Neto derrotou Pak Jong Chol, da Coreia do Norte. Já o meio-pesado Yamaguchi Falcão venceu o indiano Sumit Sangwan. Eles voltam ao ringue na sexta-feira (3) para a disputa das oitavas de final. Julião enfrenta Jeyvier Cintron Ocasio, de Porto Rico, e Yamaguchi encara o chinês Fanlong Men.
No basquete a seleção feminina perdeu por 69 a 59 para a Rússia e, com dois pontos, ocupa a quarta posição do Grupo B. O time feminino volta às quadras na próxima quarta-feira (1), contra a Austrália, uma das principais forças do basquete feminino mundial, mas que hoje perdeu para a França, algoz do Brasil na estreia.
No handebol feminino, as brasileiras venceram Montenegro por 27 a 25. Foi a segunda vitória do time nas Olimpíadas. O Brasil chegou a quatro pontos, mesma pontuação da Rússia, e ocupa a segunda colocação do grupo A.
Na canoagem, a mais nova atleta da delegação brasileira com apenas 16 anos, Ana Sátila foi eliminada na prova classificatória de canoagem slalom K1 1.000m. Ela ficou a pouco mais de um segundo da classificação às semifinais e acabou com a 16ª colocação, com o tempo de 110 segundos e 83 centésimos. Quinze atletas avançaram para as semifinais.
Edição: Fábio Massalli
Olimpíadas: cadeiras vazias repercutem mal em Londres
Marinha parabeniza atleta pela conquista do ouro nas Olimpíadas de Londres
Duplas masculinas vencem suas partidas no vôlei de praia das Olimpíadas
Judoca medalha de ouro pretende montar projeto social em Teresina para revelar talentos
Judô brasileiro faz história em Londres: Sarah Menezes conquista ouro inédito