Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Os consumidores de São Paulo estão menos otimistas na intenção de fazer compras. O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que foi divulgado hoje (26) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), apontou queda de 0,6% no nível de otimismo do consumidor paulistano, passando de 139,8 pontos em maio para 138,9 pontos em junho.
Segundo a Fecomercio, a queda do índice é resultado das incertezas no cenário econômico mundial e dos impactos causados pelos estímulos à economia adotados pelo governo brasileiro, que têm gerado certa apreensão nas famílias paulistanas. Com isso, os consumidores preferem não comprometer o orçamento com contratação de crédito a longo prazo.
Dos sete itens que compõem o indicador, quatro foram responsáveis pela redução do otimismo do consumidor: perspectiva de consumo (-5,2%), renda atual (-3,0%), acesso ao crédito (-1,7%) e perspectiva profissional (-0,1%). Houve variação positiva nos itens momento para duráveis (4,7%), emprego atual (1,2%) e nível de consumo atual (0,1%).
O ICF é usado para avaliar a perspectiva das vendas do comércio antes que elas se concretizem e é calculado mensalmente. São ouvidos 2,2 mil consumidores, no município de São Paulo. O índice vai de 0 a 200 pontos. Quando o resultado fica abaixo de 100 pontos é considerado como nível de insatisfação e, acima de 100, de otimismo.
Edição: Lana Cristina