Daniel Lima e Kelly Oliveira
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano confirma que a recuperação da atividade econômica tem sido bastante gradual, avalia o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini.
De acordo com nota divulgada no início da tarde, “a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda”.
O BC entende ainda que os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira. “Dessa forma, mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste ano”, diz na nota.
O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 0,2% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior, totalizando R$ 1,03 trilhão. O dado foi divulgado hoje (1°) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Edição: Juliana Andrade
Queda da produção agropecuária influencia redução do ritmo de crescimento da economia
Indústria de transformação impulsionou economia brasileira no primeiro trimestre
FGV: resultado do PIB já era esperado, mas crescimento da indústria surpreendeu
Economia brasileira começa 2012 com crescimento de 0,2%
Brasil teve o menor crescimento econômico entre países do Brics no primeiro trimestre do ano
Consumo das famílias continua crescendo, mas investimentos caem no primeiro trimestre