Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (8) que o Hospital Federal de Ipanema não passará a ser administrado pelo governo do estado do Rio de Janeiro. Segundo o ministro, a instalação de um centro de transplantes, proposta pelo governo estadual, será feito em outro local.
O possível fechamento do hospital federal para a construção de uma central exclusiva de transplantes gerou protestos por parte de médicos e funcionários da unidade.
“Nunca o Ministério da Saúde teve a ideia de fechar o Hospital de Ipanema.Vamos continuar definindo o melhor perfil de especialidade de cada hospital [federal], mas isso não passa por estadualizar o hospital [de Ipanema]. A proposta do governo do estado do Rio de Janeiro de criar um centro de transplantes é fazer isso em um outro hospital, não em um hospital federal”, disse Padilha, ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre os hospitais federais no Rio de Janeiro.
O Hospital de Ipanema presta atendimento ambulatorial, de otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, neurologia, proctologia e urologia. Mais de mil profissionais trabalham na unidade.
Edição: Rivadavia Severo