Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Operação Conexão Mandela, deflagrada hoje (11) por policiais militares e promotores de Justiça do Rio de Janeiro e de São Paulo cumpriu 13 dos 19 mandados de prisão expedidos pela Justiça. O alvo foram traficantes de drogas que atuam nos municípios de São Paulo e nas cidades fluminenses de Duque de Caxias, Teresópolis, Araruama e Rio das Ostras. No Rio de Janeiro, a ação se concentrou na na Favela do Mandela, em Manguinhos, zona norte da cidade.
De acordo com o promotor de Justiça Fábio Miguel de Oliveira, a parceria entre o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio e as polícias militares de Rio e São Paulo foi fundamental para desarticular a quadrilha. Ele revelou que alguns policiais fingiram aceitar propina para ter acesso aos criminosos que atuam nos dois estados. Todo o dinheiro recebido pelos agentes foi depositado em uma conta da Justiça, onde o número das cédulas foi registrado para garantir a segurança do montante arrecadado pelos policiais.
Segundo o promotor, as drogas vinham de São Paulo e eram enviadas para os municípios de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, e para cidades da Região dos Lagos e da Baixada Fluminense.
Dos 13 presos, sete estavam em Teresópolis. Também foram apreendidos maconha, cocaína, armas e um rádio transmissor. Também foram recuperados eletrodomésticos roubados de uma grande rede varejista no dia 31 de março.
Edição: Vinicius Doria