Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
A partir de amanhã (30), moradores e visitantes da cidade do Rio de Janeiro poderão acompanhar a evolução das obras da nova sede do Museu da Imagem e do Som (MIS), em construção num dos principais cartões postais da cidade, a Avenida Atlântica, em Copacabana. Um estande montado no local, que até 2009 abrigou a extinta boate Help, estará aberto diariamente, das 10h às 19h, e permitirá ao público espiar a obra, conhecer detalhes do projeto arquitetônico do novo MIS e até apreciar alguns itens do imenso acervo do museu.
Criado há 47 anos e pioneiro de todos os museus de imagem e som do país, o MIS carioca, vinculado à Secretaria Estadual de Cultura, hoje se divide em duas sedes, ambas em antigos prédios da região central do Rio. Na Lapa, ficam os acervos de texto e de áudio, entre eles parte do arquivo histórico da Rádio Nacional. Já o prédio da Praça Quinze, o primeiro do museu, abriga a iconografia, os vídeos e a hemeroteca.
Com projeto do escritório dos arquitetos nova-iorquinos Elizabeth Diller, Ricardo Scofidio e Charles Renfro, vencedores do concurso realizado em 2009, a nova sede vai abrigar também o Museu Carmen Miranda, hoje localizado em um pequeno prédio no Parque do Flamengo. Para exibir de maneira mais contemporânea o acervo de cerca de 300 mil documentos do MIS, o prédio de cinco pavimentos contará com alta tecnologia, como telas de LED e tablets.
“O Museu da Imagem e do Som deixará de ser apenas um centro de documentação para se tornar um local atraente, que preserva a memória cultural”, afirma a presidenta da Fundação Museu da Imagem e do Som, Rosa Maria Araújo. “Quem não vai querer conhecer os ídolos de nossa arte e música?”.
A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2013. Depois que for inaugurada a nova sede, uma visita ao MIS começará pelo calçadão de Copacabana, onde haverá um quiosque, e terminará num mirante no alto da construção, a 35 metros de altura, com vista panorâmica da praia. No caminho, além de percorrer salas de exposições – permanentes e temporárias - e pesquisa, o visitante poderá desfrutar da programação de um cine-teatro, além de um restaurante panorâmico.
Com a nova sede, a direção do MIS espera dar visibilidade a um acervo que tem a marca da cultura popular brasileira e que, em sua maior parte, é resultado de doações dos próprios artistas ou de seus herdeiros. A expectativa é de que o novo museu receba cerca de 600 mil visitantes por ano.
Edição: Fábio Massalli