Receita e PF realizam operação de combate a fraudes na restituição do imposto de renda de servidores em Alagoas

20/10/2011 - 10h51

Da Agência Brasil

Brasília - A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (20) uma operação de combate a fraudes na restituição de imposto de renda de servidores públicos de Alagoas e o desvio de recursos da folha de pagamentos do Tribunal de Contas do Estado.

Segundo a Receita, estão sendo cumpridos doze mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas. As operações se concentram em Maceió, Barra de Santo Antônio e Atalaia.

De acordo com a Receita, durante as investigações foi descoberta a existência de fraudes nas restituições do imposto de renda dos servidores do Tribunal de Contas de Alagoas. A manobra permitiu a elevação indevida do imposto de renda retido na fonte.

Outra irregularidade, informou a Receita, é o desvio de recursos públicos da folha de pagamentos do Tribunal de Contas de Alagoas. As despesas com pessoal, em dois anos, foram superiores aos R$ 30 milhões que foram informados à Receita Federal.

A operação foi batizada de Rodoleiro porque é um tipo de carrapato que ataca cavalos. Nas investigações, a Receita apura também se houve lavagem de dinheiro com os recursos desviados para a criação de cavalos de raça.

 

Edição: Lílian Beraldo