Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Os investimentos para garantir a segurança nos grandes eventos que ocorrerão no Rio de Janeiro nos próximos cinco anos - incluindo Rio+20, Copa do Mundo e Olimpíadas - vão demandar cerca de R$ 3 bilhões. A estimativa foi feita hoje (10) pelo secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, durante encontro sobre os investimentos em segurança nos grandes eventos, realizado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro.
“São R$ 3 bilhões até 2016. Nisso está toda a estrutura que se precisa visando grandes eventos. É uma conta macro que envolve todos os tipos de investimentos, inclusive alguma coisa visando à UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] nesse pacote”, disse.
Beltrame declarou ainda que a fonte dos recursos não está definida, mas que deverá ser dividida entre os diferentes níveis de poder. O secretário também abordou as ações que estão sendo tomadas para coibir desvios de conduta e casos de corrupção entre os policiais.
Segundo ele, a solução passa pela antecipação das corregedorias das polícias Civil e Militar na investigação dos fatos. “O que eu quero é que as corregedorias passem a investigar no sentido de antecipar fatos. Que não ajam só depois dos incidentes.”
Entre os principais alvos estão os soldados lotados nas UPPs onde o tráfico de drogas ainda prossegue, com potencial de corrupção facilitado por meio do dinheiro do crime e da proximidade entre policiais e criminosos.
“Não há garantia [de que não haverá contágio]. O que você tem de fazer é desenvolver mecanismos de supervisão e de Polícia Judiciária Militar para acompanhar o desvio de conduta, não sendo reativo e sim proativo.”
Edição: Aécio Amado