Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Para alertar a população sobre o perigo das drogas e incentivar a diversão sem o uso de substâncias ilegais, o Ministério da Justiça e o Rock in Rio lançam hoje (23), primeiro dia do festival de música, a campanha Eu Vou sem Drogas. A produção do evento criou filmes publicitários com vários artistas como Milton Nascimento e Di Ferrero, da banda NX Zero.
Os filmes serão exibidos a partir de segunda-feira (26). Também foram produzidas peças publicitárias para a web, spots e uma página temporária na internet. No hotsite, será possível tirar dúvidas com profissionais de saúde, com a opção de não se identificar.
A campanha publicitária também se estenderá às redes sociais. De acordo com a organização do Rock in Rio, a ideia é "falar com os jovens, em diversos momentos do seu dia a dia, e não apenas em uma ação isolada". Por meio de levantamento realizado entre universitários, em 2010, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) constatou que quase 50% desse público já consumiram drogas ilícitas e que o uso dessas substâncias entre esses estudantes é mais frequente que na população em geral.
Realizado com base nas declarações de 18 mil jovens, o 1º Levantamento Nacional sobre Uso de Álcool, Tabaco e Outras Drogas mostrou ainda que 40% dos universitários usaram duas ou mais drogas em um ano e 43% admitiram ter feito uso simultâneo de mais de uma substância. A maioria alegou que gostava da droga ou que a substância "lhes possibilitava esquecer os problemas da vida”.
O Ministério da Saúde também vai participar do Rock in Rio, orientando sobre o sexo seguro. Quem for aos shows, poderá ainda fazer teste rápido de aids, cujo resultado sai em 30 minutos.
Edição: Lana Cristina