Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) vai ser usada no combate a incêndios florestais em Brasília. A prioridade, segundo a FAB, é controlar o fogo que atinge uma área próxima à Base Aérea de Brasília e que fez o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek operar por instrumentos das 4h às 10h de hoje (9).
A aeronave da FAB tem capacidade para lançar 12 mil litros de água por voo e deve decolar as 6h de amanhã (10) da Base Aérea de Brasília. O reabastecimento de água será feito na Base Aérea.
Por causa da fumaça, funcionários do aeroporto e de companhias aéreas foram trabalhar usando máscaras. No centro da capital, a Esplanada dos Ministérios amanheceu encoberta e as provas de hoje do 1º Campeonato Nacional de Balonismo da Independência foram canceladas por falta de visibilidade.
Além do incêndio próximo à pista do aeroporto, duas grandes queimadas atingem o Distrito Federal: uma na Estação Ecológica Jardim Botânico e outra na Floresta Nacional de Brasília. Cerca de 300 bombeiros atuam no combate ao fogo, de acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) do Corpo de Bombeiros do DF.
Neste momento, o Corpo de Bombeiros registra 13 focos de incêndio em todo o DF. De acordo com o major Paulo Cordeiro, o vento e a baixa umidade do ar dificultam o controle do fogo no Cerrado. “São áreas que estavam há muito tempo sem queimar, há muita vegetação. Por causa da baixa umidade, a vegetação está muito desidratada, o que facilita a dispersão do fogo.”
Edição: João Carlos Rodrigues