Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba – Mais de 17 mil pessoas já foram prejudicadas, no Paraná, pela chuva que atinge o estado desde a madrugada de hoje (19). De acordo com a Defesa Civil, as cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Piên e Santo Antônio do Sudoeste sofreram com vendavais e deslizamentos. Alguns municípios tiveram o abastecimento de energia interrompido, mas o serviço já foi restabelecido, segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).
De acordo com o O Instituto Tecnológico Simepar, a faixa central do estado apresenta acumulados de chuva superiores a 100 milímetros (mm), chegando a 146 mm na região de Palmital, quase o dobro da média do mês de agosto. Considerando as chuvas fortes que também ocorreram ao longo do dia de ontem(18), os valores superam 200 mm em algumas localidades do oeste e centro-oeste do Paraná.
Segundo a previsão do Simepar, a frente fria que atingiu o estado avança em direção ao Sudeste do país, mas ainda deixa o tempo instável nas próximas horas em parte do Paraná. Amanhã (20), chove nas primeiras horas do dia na faixa leste e centro-norte, setores em que a nebulosidade predomina ao longo do dia.
As demais regiões sentem o avanço de uma intensa massa de ar frio e mais seco, que provoca um forte resfriamento. Embora o sol apareça nas regiões oeste e sudoeste, aumenta a sensação de frio por causa do vento, conforme prevê o Simepar.
Edição: Aécio Amado