Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Ao som de marchas militares, centenas de pessoas acompanharam a tradicional cerimônia de substituição da bandeira, na Praça dos Três Poderes. A solenidade é feita todo primeiro domingo do mês, sob a coordenação das Forças Armadas e do governo do Distrito Federal.
Este mês, a cerimônia esteve sob a responsabilidade do Exército Brasileiro. Além da banda marcial, do desfile de batalhões e da salva de 21 tiros de canhão, houve uma apresentação da pirâmide humana, reunindo cerca de 20 homens do Batalhão de Polícia do Exército sobre uma motocicleta.
Para a turista mineira Vaniele Ferreira, a cerimônia tem muito valor simbólico e deveria ser apreciada por mais pessoas. Essa é a terceira vez que ela vem à capital federal. “Todo brasileiro deveria vir a Brasília e assistir a esse evento pelo menos uma vez na vida.”
O carpinteiro João Matos mora em Brasília há 20 anos, porém essa é a primeira vez que assiste à troca da bandeira. Ele estava acompanhando a apresentação do enteado, que é militar. “Foi uma cerimônia bonita. Estou aqui, com a minha esposa, para incentivar meu enteado a continuar no Exército.”
A bandeira do Brasil, na Praça dos Três Poderes, é considerada a maior bandeira do mundo. Medindo 186 metros quadrados, ela está presa a um mastro especial e é hasteada a 100 metros de altura.
Edição: Lílian Beraldo