Da Agência Lusa
Brasília – A defesa do norueguês Anders Behring Breivik - que assumiu a autoria pelos ataques que causaram a morte de 77 pessoas no último dia 22 – informou hoje (4) que o extremista obteve ajuda fora do país para conseguir o material que usou nos atentados. O advogado Geir Lippestad não forneceu detalhes. “Ele obteve no estrangeiro quase todo o material que utilizou”.
"[Ele] disse que se encontrou com pessoas e que se abasteceu do material durante essas viagens. Breivik, de 32 anos, contou que várias pessoas o ajudaram a abastecer-se do material". Inicialmente, ele disse que as ações foram motivadas pelo desejo de decretar guerra ao islamismo e ao multiculturalismo na Europa.
Breivik já prestou três depoimentos às autoridades da Noruega. O extremista confessou ser o autor do tiroteio contra um grupo de jovens na ilha de Utoya e pela explosão pouco antes de uma bomba no centro de Oslo. Nos interrogatórios na polícia, ele disse ter programado sozinho os ataques, hipótese considerada provável pela polícia.
“[Breivik] disse que não falará [sobre a ajuda logística no estrangeiro] antes de obter resposta aos pedidos para uma revolução na sociedade norueguesa”, disse Lippestad. Nos depoimentos, Breivik pediu a demissão do governo e a abdicação do rei da Noruega Harald V.