Em mensagem, Chávez diz que luta para retornar às atividades com a ajuda de Deus e dos espíritos do campo

11/07/2011 - 14h35

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em tratamento para a cura de um câncer, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, tem participado de poucos eventos públicos. Mas hoje (11), logo cedo, Chávez enviou mensagem via rede social Twitter para os venezuelanos. Segundo ele, seus esforços são para retomar as atividades de forma plena e para isso recorre a Deus e aos “espíritos do campo”. As informações são da agência venezuelana pública de notícias, a AVN.

"Olá meus queridos companheiros. A partir daqui, Chávez, paciente, na batalha pelo retorno completo! Com meu Deus e os espíritos do campo. Viver e vencer", disse Chávez, no seu perfil no Twitter.

De acordo com assessores, o presidente venezuelano se submete a um tratamento que inclui repouso, reabilitação física, alimentação específica e orientações médicas. Há um mês, Chávez foi submetido a uma cirurgia, em Havana, em Cuba, para a retirada de um abscesso na região pélvica.

Dias depois da cirurgia, Chávez admitiu que estava com câncer e em tratamento em Cuba. A ausência dele em Caracas foi alvo de críticas e suspeitas da oposição que levantava dúvidas sobre o estado de saúde do presidente. No último dia 4, Chávez retornou a Caracas e segue o tratamento médico com os especialistas venezuelanos.

Porém, em Caracas, não há detalhes sobre o estado de saúde nem o tipo de câncer de Chávez. As informações se limitam ao estado geral do presidente e às recomendações básicas para seu tratamento.

 

Edição: Lílian Beraldo