Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está de repouso prescrito pelos médicos para o tratamento do câncer, segundo o ministro da Defesa, Carlos Mata Figueroa. Evitando cerimônias públicas, o presidente enviou hoje (7) uma mensagem parabenizando os 550 oficiais que se formaram na Academia Militar Bolivariana, em Caracas.
Mata Figueroa transmitiu a mensagem - passada por telefone - aos formandos. Segundo ele, Chávez prometeu que seguirá o tratamento médico. "A estrada é longa e por vezes é difícil, mas compensadora", acrescentou Figuereoa.
Por quase um mês, Chávez ficou internado em Havana, Cuba. No último dia 10, ele foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um abcesso na pélvis. Em seguida, o presidente confirmou que era um câncer.
Apesar de ainda estar em tratamento médico, Chávez retornou para Caracas e participou anteontem (5) das cerimônias de comemoração do Bicentenário da Independência da Venezuela. Ele comandou as solenidades a distância, enviando mensagens à população, por meio da televisão. No dia anterior (4), ele apareceu na sacada de sua casa e saudou a população.
Edição: Graça Adjuto