Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Sem definir uma data, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, voltou a dizer hoje (6) que o país estuda voltar a emitir títulos no mercado internacional. Augustin afirmou que o momento é favorável, os fundamentos da economia brasileira estão sólidos e que isso tem sido demonstrado nos preços dos títulos brasileiros.
“O momento é favorável nesse sentido [para a emissão de títulos]. Os fundamentos do Brasil têm sido mais reconhecidos, na prática, pelo mercado. Tanto é que temos taxas muito baixas hoje nos títulos brasileiros”, destacou Augustin.
Segundo ele, o Brasil alcançou solidez no mercado internacional, confirmada pela elevação da classificação de risco do país feita pela agência Moody's. “Minha avaliação é de que o mercado internacional tem alguma influência do problema da Grécia. Mas, nós brasileiros, estamos avaliando a hipótese, sim, de voltar ao mercado de títulos nos próximo período”, disse. Augustin explicou que por depender de variáveis analisadas diariamente, não é possível definir uma data para isso.
Edição: Talita Cavalcante