Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 9,6% no acumulado dos seis primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados, divulgados hoje (5), são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Ele se baseia, exclusivamente, no volume de consultas mensais feitas por estabelecimentos comerciais à base de dados da empresa de consultoria Serasa.
O resultado segue a tendência de alta registrada no ano passado. No segundo semestre de 2010, foi verificada expansão de 10% ante o mesmo período de 2009; e no primeiro semestre também houve elevação, de 10,7% em relação aos primeiros seis meses de 2009.
O segmento de material de construção foi o que mais apresentou expansão no movimento no primeiro semestre de 2011. A alta chegou a 12,8% ante os seis primeiros meses de 2010. Em seguida vieram os segmentos de móveis, eletrônicos e informática (com crescimento de 9,3%) e combustíveis e lubrificantes (alta de 8,5%). Apenas os segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios encerrou o semestre com queda (-0,9%).
De acordo com os economistas da Serasa, apesar do aumento dos juros e das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central a partir do final do ano passado, o bom momento vivido pelo mercado de trabalho conseguiu sustentar um desempenho favorável para a atividade varejista no primeiro semestre.
A Serasa adverte, no entanto, que a estimativa para o próximo semestre é de desaquecimento. “A desaceleração da atividade varejista deve se intensificar, tendo em vista a continuidade do movimento de elevação da taxa de juros e a perspectiva de moderação do ritmo de crescimento econômico”, destaca comunicado da empresa.
Edição: Juliana Andrade