Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Mais de 1,3 mil jovens de baixa renda da cidade de São Paulo foram diplomados hoje (4) após a realização de cursos que os capacitam para trabalhar na área do turismo. Os adolescentes foram treinados em informática básica, inglês com foco no turismo, comunicação oral e escrita, cidadania, meio ambiente, mercado e cadeia produtiva de turismo.
Os jovens fazem parte do Programa de Qualificação de Jovens no Segmento Turístico, uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Centro de Inclusão Digital e Aprendizagem Profissional (Cidap). A intenção do ministério é que eles trabalhem em serviços relacionados ao turismo durante a Copa do Mundo de 2014.
“Nós queremos formar para a Copa do Mundo 306 mil pessoas até 2014 só nas cidades-sede. A partir de hoje, estará na internet, no site do ministério, um quadro de todas as pessoas formadas pelo Ministério do Turismo, com CPF de cada um, endereço e telefone”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins.
De acordo com ele, a proposta agora é que os jovens formados sejam contratados pelas empresas do setor na condição de aprendizes. "Este curso vai estar no meu currículo, vai me ajudar a conseguir ter bom emprego". disse o formando Emerson Galeno, de 14 anos de idade, morador do Jardim Jaqueline, comunidade pobre de São Paulo.
Edição: Aécio Amado