Luciana Lima*
Enviada Especial
Belo Horizonte – O mau tempo provocou hoje (4) atraso de cerca de duas horas no velório do corpo do senador e ex-presidente Itamar Franco (1992-1994), em Belo Horizonte. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) demorou a decolar do Aeroporto Serrinha, em Juiz de Fora, por causa do nevoeiro na região. A previsão é que o corpo de Itamar chegue às 10 horas à capital mineira.
Em Belo Horizonte, o corpo de Itamar deixará a Base Aérea, localizada no bairro da Pampulha, em um carro dos Bombeiros que foi usado nos velórios do ex-presidente Tancredo Neves, em abril de 1985, e recentemente do ex-vice-presidente José Alencar, em março deste ano.
O corpo será transportado em carro aberto para receber homenagens durante o percurso até o Palácio da Liberdade, sede do governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O velório deve terminar por volta das 14 horas e, em seguida, haverá a cerimônia de cremação do corpo em Contagem, na região metropolitana da capital mineira.
O velório será aberto ao público. Muitos admiradores do ex-presidente estão no Palácio da Liberdade à espera do corpo de Itamar. Um homem de meia idade chegou de madrugada ao local e colocou uma flor amarela na entrada do Palácio da Liberdade. Segundo um dos seguranças, o homem disse que era uma homenagem a Itamar, fez uma oração e depois saiu sem falar mais nada.
*Colaborou Renata Giraldi, de Brasília
Edição: Talita Cavalcante
Políticos brasileiros e estrangeiros lamentam morte de Itamar Franco
Dilma deve ir a velório do ex-presidente Itamar Franco em Belo Horizonte
Corpo de Itamar Franco será cremado em Contagem e cinzas serão levadas para Juiz de Fora
Mais de 15 mil pessoas já foram ao velório do ex-presidente Itamar Franco