Renata Giraldi e Iolando Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – Em nota oficial, o comando nacional do PMDB lamentou hoje (2) a morte de um dos seus fundadores e líderes. O ex-presidente e senador Itamar Franco foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que fazia a oposição à ditadura militar (1964-1983) e mais tarde deu origem ao PMDB.
No MDB, Itamar Franco começou a carreira política nos cargos de prefeito de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e senador nos anos de 1960 e 1970. No PMDB, em 1982, ele se reelegeu senador e no período de 1992 a 1994 ocupou a Presidência da República. Na nota, o partido destaca que o período em Itamar ocupou a Presidência foi marcado pela estabilização econômica do país, com a edição do Plano Real.
Segundo o comunicado, Itamar deixa vários legados para o país. A nota destaca a garantia da governabilidade e a estabilidade democrática conquistadas por meio de um governo de coalizão, a Lei dos Genéricos e a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), que permitiu a implantação de programas sociais.
Depois da Presidência da República, também pelo PMDB, Itamar governou Minas Gerais, de 1999 a 2003. “Que o ex-militante peemedebista descanse em paz porque o PMDB e o Brasil reconhecem o seu valor em prol da democracia e da economia”, diz a nota, assinada pelo senador senador Valdir Raupp (PMDB-RO), presidente nacional da legenda.
Edição: João Carlos Rodrigues