Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Doenças isquêmicas do coração, derrames e acidentes vasculares cerebrais e infecções respiratórias foram as principais causas de morte em todo o mundo no ano de 2008, de acordo com levantamento divulgado hoje (28) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em seguida, aparecem as doenças crônicas obstrutivas de pulmão; as diarreias; o HIV e a aids; os tumores de traqueia, brônquio e pulmão; a tuberculose; e o diabetes.
A estimativa da OMS é que 57 milhões de pessoas tenham morrido em 2008, e que apenas as doenças isquêmicas do coração tenham sido responsáveis por 7,3 milhões dessas mortes, enquanto os derrames e os acidentes vasculares cerebrais mataram 6,2 milhões de pessoas.
Entre crianças menores de 5 anos de idade, a estimativa de mortes é 8 milhões no mesmo período – 99% deles em países de média e baixa renda.
De acordo com a OMS, detalhar quantas pessoas morrem e as suas causas é uma das formas mais eficazes de avaliar o sistema público de saúde de cada país. “Listar esses números ajuda as autoridades de saúde a determinar se elas estão focando em ações corretas de saúde pública”, diz o órgão.
Edição: Aécio Amado