Da Agência Brasil
Brasília - O Brasil precisa se preparar para o aumento da demanda por operações de câmbio feitas por turistas durante eventos como a Copa das Confederações, em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Para discutir o assunto, o Banco Central (BC) realiza, hoje (30) e amanhã, o seminário Preparando o Mercado de Câmbio para a Copa 2014 - Câmbio Manual e Transferências de Pequenos Valores.
Segundo o BC, o objetivo do seminário é promover o intercâmbio de conhecimento e percepções do atual modelo de negociação de operações de câmbio manual e de remessas, bem como coletar contribuições e subsídios para eventuais aperfeiçoamentos no mercado. O câmbio manual é a troca, em espécie, de moeda estrangeira por moeda nacional e vice-versa.
O seminário será aberto em Brasília pelo presidente do BC, Alexandre Tombini, e pelo diretor de Regulação do Sistema Financeiro, Luiz Awazu Pereira da Silva. Haverá transmissão pela internet. A programação do evento prevê a participação de representantes do Poder Público e de entidades representativas do mercado.
Edição: Nádia Franco