Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – As medidas de prevenção contra a dengue adotadas desde o início do ano pelo governo reduziram em quase 40% o número de casos da doença no país. Foi o que afirmou hoje (31) o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, depois de participar de um encontro sobre atenção médica em desastres.
"Desde janeiro, nós alertamos os estados que tinham risco de epidemia. Encurtamos o prazo de notificação, para saber o número de casos graves e de óbitos”, disse.
O último balanço divulgado pelo ministério aponta que, até o dia 26 de fevereiro, foram notificados 155.613 casos em todo o país, 37% menos do que o verificado no mesmo período de 2010.
Na cidade do Rio de Janeiro, no entanto, o número de casos aumentou 17% de fevereiro para março, com um total de 6.189 doentes. Por isso, de acordo com o ministro, o sistema de saúde está se preparando para o enfrentamento da doença em todo o estado.
“O Rio de Janeiro está ampliando salas de hidratação, de atenção. Capacitou as unidades de urgência para que os casos que apareçam sejam imediatamente tratados para a gente reduzir o número de óbitos”, destacou. Desde o início do ano, foram notificados 31.412 casos suspeitos de dengue em todo o estado do Rio.
O ministro ressaltou ainda a importância da mobilização da população no combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. Padilha lembrou que esses pontos, em geral, estão dentro das residências. “Esse é um mosquito que se adapta muito ao dia a dia dos seres humanos”, alertou.
Edição: Lana Cristina