Da Agência Lusa
Brasília – A polícia do Bahrein usou hoje (11) gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que tentavam promover um ato contra o governo e entraram em confronto com os simpatizantes da monarquia. O conflito ocorreu na área próxima ao palácio real, na capital, Manama. Em reação às bombas de gás lacrimogêneo, os manifestantes jogaram pedras na direção dos policiais.
Os simpatizantes do governo se armaram com bastões e facas e tentaram impedir o avanço da manifestação em direção ao palácio real. "Viva a monarquia do Bahrein", gritavam os simpatizantes.
Eles também gritaram palavras de ordem em apoio ao primeiro-ministro do Bahrein, Khalifa Ben Salman, cuja demissão é exigida pela oposição.
Os protestos no Bahrein se intensificaram nos últimos dias. A oposição defende a saída do primeiro-ministro que é tio do rei do país Hamad Bin Issa Al Khalifa – que há 40 anos ocupa a função. Os grupos xiitas da oposição do Bahrein querem uma monarquia constitucional, mas há também os que desejam o afastamento completo da monarquia sunita do poder.
A maioria xiita do Bahrein se queixa de discriminação e perseguição política por parte da monarquia de Al Khalifa. Os opositores afirmam que há suspeitas de corrupção e repressão no país.